top of page

Check-list de Socialização

O cão filhote deve ser socializado, de preferência entre 3 e 12 semanas de idade. No entanto, se adotou um animalzinho mais velho e não sabe se este foi socializado ou não. Basta fazer a socialização contínua, com muita paciência e carinho. Lembrando de expô-lo a um estímulo amedrontador de cada vez e fazer a associação positiva com petiscos ou muito carinho e palavras encorajadoras.

Muito importante que quando for fazer a socialização, você esteja calmo(a) e confiante, pois o cão estará atento aos seus sinais, se perceber ansiedade da sua parte estará tudo arruinado, rs.

Não sabemos o que é amedrontador para o cão, principalmente quando não conhecemos sua história de vida completa. Então, tanto para filhotes como para adultos recém adquiridos, aí vai um check list de estímulos para socialização e habituação:

Estímulos animados - devem ser expostos a vistas, sons, cheiros e contato com os seguintes:

- Pessoas de diferentes idades (criança, bebê, adolescente, idosos);

- Homens com barba;

- Pessoas com compleições e cores diferentes;

- Pessoas com uniformes, mochilas, chapéus, óculos;

- Pessoas com deficiência física (cadeira de rodas, andadores);

- Pessoas e atividades/ruídos expostos (skates, patins, bicicletas);

- Veterinários/clínicas veterinárias;

- Outros animais da própria espécie e de outras espécies (gatos, coelhos, aves)

Estímulos inanimados:

-Carro, caminhão;

-Meio da rua/calçada;

-Parque;

-Elevadores;

-Caixa de transporte;

-Aspiradores;

-Secadores de banho e tosa.


Este é um check-list básico, mas é importante também lembrar do seu próprio estilo de vida e o que quer fazer em companhia de seu cão, por exemplo, se você curte a natureza, trilhas, lagoa, montanha, praia, barzinhos, shopping, churrasco, meditação... o filhote deve ser exposto o quanto antes a estes ambientes.


Um detalhe importante é que, para o caso de filhotes, entre 3 e 12 semanas, na principal janela de socialização, o cão ainda não terminou as vacinas básicas e está portanto vulnerável a doenças. É muito comum os veterinários recomendarem que o filhote não pode ir na rua neste período, o que é trágico para a socialização. O que o filhote não deve fazer é pisar na rua e se misturar com outros cães que não sabemos seu estado de saúde. No entanto você pode levar seu filhote pra socializar no colo, em uma bolsa ou um carrinho. Ele estará experenciando os diferentes estímulos de uma forma muito segura com você e contribuirá para um cão seguro e equilibrado no futuro.





99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page